
Os Vinhos do Dão com a Casta Encruzado são o foco da prova que Manuel Moreira orientará no próximo dia 04 de Novembro, pelas 18h30, no Palácio da Bolsa, no Porto. Uma prova promovida pela ViniPortugal, conjuntamente com a CVR do Dão, que evidenciará as potencialidades de uma casta tão rica e nobre da região do Dão.
A Casta Encruzado tem no Dão a sua zona de influência, embora constitua um dos valores seguros da enologia portuguesa e uma das raras castas brancas de qualidade irrepreensível. Apresenta-se como uma casta produtiva, sem contrariedades de monta, perfeita para a composição de vinhos estremes ou, em alternativa, para abrilhantar muitos dos lotes do Dão. Quando bem trabalhada na vinha e adega, apresenta aromas delicados a rosas e violetas, leves notas citrinas, um pouco de resina, e, em determinadas condições, notas minerais intensas. Entre as suas maiores virtudes inclui-se uma capacidade única para manter um equilíbrio quase perfeito entre açúcar e acidez, proporcionando vinhos sérios e estruturados, untuosos e com uma extraordinária capacidade de guarda.
O público em geral é desafiado a participar nesta prova e aprofundar o conhecimento relativo a esta casta. A prova tem o custo associado de 5€ e requer inscrição até dia 03/11 para o e-mail sara.monteiro@viniportugal.pt