Vai durar todo o ano e já começou, com mais uma edição dos fins-de-semana gastronómicos: o programa “Barcelos Capital do Vinho 2014” promete animar a cidade minhota ao ritmo do vinho verde. Uma das iniciativas previstas é mesmo uma “wine party” dirigida aos mais novos.
Citado pela agência Lusa, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Brito, explica que a ideia é “namorar” os mais novos, dando-lhes a provar o vinho, bebida que não faz habitualmente parte dos seus hábitos de consumo.
Mas o programa contempla ainda muitas outras iniciativas: tertúlias vínicas, concurso internacional de vinhos, acções de formação. Através do “passaporte Cidade do Vinho”, a ser criado, será possível beneficiar de descontos. Lá para Novembro, a 29, terá então lugar a Gala Cidade do Vinho 2014, onde será escolhida a sucessora de Barcelos para 2015.
Barcelos aloja mais de dezena e meia de produtores de pequena e média dimensão, que exploram cerca de 2042 hectares de vinha. Nos últimos dez anos, o concelho tem sido responsável por cerca de cinco por cento da produção total da Região dos Vinhos Verdes.
O presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, acredita que o título de capital nacional do vinho "poderá ser um bom ponto de partida para uma aposta bem estruturada no turismo com vocação vitivinícola", pela "visibilidade" que vai conferir ao concelho e à região.
Para começar, um fim-de-semana gastronómico. Com galo assado e papas de sarrabulho. E vinho. Verde, claro
Fonte: Revista de Vinhos