Dar resposta ao crescente interesse em saber mais sobre os vinhos nacionais e as diferentes regiões vitivinícolas e adequar as suas sessões de formação ao contexto atual de pandemia constituem o ponto de partida para a criação da "Wines of Portugal Online Education Course", uma iniciativa da ViniPortugal. Dirigida a profissionais da restauração e retalho e a consumidores que procuram aprofundar o conhecimento técnico sobre vinhos, esta academia online arranca no dia 1 de Julho. A inscrição é gratuita.
Disponível no site Wines of Portugal, este curso desafia os interessados a saber mais sobre a diversidade das 14 regiões vitivinícolas através de seis módulos educativos, que cobrem uma variedade de tópicos relacionados com o sector, desde história, regiões vitivinícolas, castas, vinhos fortificados e espumantes à harmonização de comida e vinhos e comparação de castas portuguesas com castas estrangeiras.
Em cada módulo será fornecida informação aos participantes sobre o tema da sessão, seguindo-se um questionário no qual serão avaliados os conhecimentos. É possível avançar para o módulo seguinte ao ter aproveitamento igual ou superior a 80% nesse teste. O curso foi pensado para se adequar ao ritmo desejado e ao tempo disponível de cada participante, sendo possível descarregar os conteúdos para um estudo mais pormenorizado e retomar o curso mais tarde a partir de onde estava quando fez logout da sessão. No final dos seis módulos, todos os participantes recebem o certificado Wines of Portugal, que atesta a conclusão da formação com sucesso.
Para o Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, “esta academia online é um contributo da ViniPortugal para manter e estimular a formação e educação sobre Vinhos de Portugal, beneficiando das mais-valias das plataformas online. Apesar do momento excepcional que se vive, entendemos haver oportunidade e desejo por parte dos diferentes públicos de aprofundar o conhecimento sobre terroirs, castas e de vinhos que temos e que fazem de Portugal um produtor vitivinícola único. Para além da promoção internacional, esta academia responde ao propósito da ViniPortugal de contribuir para a expansão da cultura de vinhos no nosso País”, conclui o Presidente da ViniPortugal.