As competições internacionais de vinhos continuam a traduzir-se numa maior visibilidade dos vinhos premiados em determinados mercados, e muitas vezes representam uma maior predisposição por parte dos consumidores na hora de comprar o produto.
Abaixo uma lista de algumas das principais competições internacionais de vinhos de 2015.
Decanter World Wine Awards (DWWA): fundado em 2004, ganhou reputação como um dos concursos de vinhos mais respeitados e influentes do mundo. Em 2014, recebeu 15 000 referências provenientes de 46 países em todo o mundo. O painel de degustação é composto por mais de 200 provadores especialistas de prestígio internacional, incluindo Masters of Wine, Master Sommeliers, compradores, escritores e outros no sector. A competição tem uma edição na Ásia (Decanter Asia Wine Awards, DAWA).
Inscrições abertas até 2 de Março 2015 para DWWA e até 25 de Julho para DAWA.
Concours Mondial de Bruxelles: criado em 1994, é chamado de "Campeonato do Mundo de Vinho", com 8 000 vinhos e bebidas espirituosas de quatro continentes. As amostras submetidas representam mais de 500 milhões de garrafas vendidas. O júri do Concours Mondial de Bruxelles reúne anualmente especialistas internacionais de vinhos de 40 países diferentes. Desde 2006, a competição é realizada fora de Bruxelas dando-lhe um carácter ainda mais internacional.
Próxima edição: de 1 a 3 de Maio em Jesolo, Itália.
Inscrições abertas até 2 de Março de 2015
International Wine Challenge (IWC): concurso anual criado em 1984, em que cada vinho é avaliado através de prova cega. Os critérios pelos quais os vinhos são julgados são a sua fidelidade à casta, região e colheita. Cada vinho é avaliado independentemente do seu preço. Recentemente, a competição mudou o método da prova dividindo-a em duas partes (Tranche 1 e Tranche 2) com datas diferentes, de modo a que cada produtor possa escolher a data que melhor se adequa ao seu ciclo de produção. O IWC tem agora mais de 12 000 entradas.
Inscrições online na Tranche 2 abertas até 5 de Março de 2015
International Wine & Spirits Competition (IWSC): fundada em 1969 pelo enólogo Anton Massel, cada ano a competição recebe inscrições de mais de 90 países. Os prémios são considerados como uma das mais altas honras da indústria. O processo consiste de duas etapas: prova cega e análise técnica detalhada. Os vinhos são julgados por painéis de críticos compostos por 250 especialistas de todo o mundo.
Inscrições abertas até 18 de Março de 2015
International Wine Contest: organizado anualmente por “Monde Selection” em Bruxelas, esta competição de vinhos é uma das mais antigas do mundo, desde que foi criada em 1961. Esta competição internacional é reconhecida pela União Europeia e é realizada sob a supervisão de Direcção-Geral de Fiscalização e Mediação, do Serviço Público Federal de Economia. Esta é a única competição belga de vinhos que recebeu o alto patrocínio da OIV.
Recebe amostras de mais de 20 países. O júri é composto por especialistas internacionais de reconhecida experiência profissional como provadores de vinho ou enólogos.
Inscrições abertas até 15 de Março de 2015
Prémios Bacchus: é a competição mais importante da Espanha e é a única competição espanhola reconhecida pela OIV. Os prémios são concedidos pela União Espanhola de Provadores. Envolve cerca de 1 500 vinhos, que são julgados por uma centena de provadores profissionais.
Inscrições: de 1 de Janeiro a 11 de Março 2015
Mundus Vini: o Grande Prémio Internacional do Vinho MUNDUS VINI tornou-se um dos concursos de vinhos mais prestigiados do mundo. Os prémios são concedidos anualmente na cidade alemã de Neustadt an der Weinstraße. Durante duas semanas, cerca de 180 conhecidos especialistas internacionais de vinhos provam mais de 6 000 vinhos de todo o mundo.
Inscrições: até 4 de Fevereiro para a Edição da Primavera e prevê-se que Junho de 2015 para Edição de Verão.
Challenge International du Vin: é a maior competição internacional realizada em França anualmente, em Bourg (Bordeaux). Recebe mais de 5 000 inscrições de 38 países. O júri é constituído por 800 especialistas, entre produtores, enólogos, distribuidores e consumidores.
Inscrições abertas até 27 de Janeiro 2015
China Wine & Spirits Awards: é a competição de maior prestígio na China. O júri de 100 membros inclui os maiores compradores na região, entre os quais importadores, distribuidores, retalhistas e sommeliers. As inscrições vêm de 35 países e a prova é cega. A competição tem duas edições anuais, a versão standard no Outono e o CWSA Best Value na Primavera.
Inscrições para o CWSA Best Value abertas até 4 de Janeiro 2015