Nesta edição de 2016, o Portugal Agro acentua a sua tipologia de feira mista apresentando um programa quer para o público quer para o profissional. É o ponto de encontro das Regiões e dos seus Produtores, em Lisboa, permitindo o contacto directo com os consumidores e a oferta de experiências para toda a família, valorizando os mais variados produtos dos saberes e sabores genuinamente portugueses. Com início a 28 de Outubro e terminando no dia 30 (sexta-feira a domingo) está aberto ao público e também aos profissionais dos mais variados canais empresarias, desde a hotelaria e restauração, comércio a retalho, gourmet e distribuição, do agrícola e das máquinas e equipamentos.
Organizado pela FIL, Fundação AIP, a Feira das Regiões de Portugal apresenta um programa de Jornadas a pensar no sector profissional e empresarial. Destaca-se a Final Nacional do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano que há já 26 anos desafia os cozinheiros profissionais a mostrar a técnica e a criatividade ao serviço da elevação dos produtos e matérias-primas portugueses; também a 3ª edição do Concurso de Vinhos Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, destinado a produtores e cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do País e que contou nas duas edições anteriores com cerca de 300 produtores e perto de 500 vinhos a concurso. Para o sector do Café e similares, a (Associação Industrial e Comercial do Café) em conjunto com o Capitulo Português da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe) organizam a 2ªedição do Campeonato de Baristas de Portugal. Na Hotelaria e Restauração está agendado o 1º Encontro Nacional de Empresários de Restauração.
Na vertente internacional realiza-se o 1º Agro Fórum, centrando-se na Dinamização do Agronegócio na CPLP, que contará com a presença já confirmada dos Ministros da Agricultura e Comércio, Embaixadores e Delegados, Agências de Investimento estrangeiro e dezenas de Empresários dos países da CPLP.
O 1º Agro Fórum da CPLP visa estimular o debate sobre as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio e contribuição para o empreendedorismo e uma maior dinâmica empresarial, contribuído para auto-sustentação alimentar nos países lusófonos.
Numa vertente mais lúdica e de negócio directo, o programa 100% PORTUGAL vai permitir ao visitante realizar uma viagem por Portugal, evidenciando os melhores produtos das Regiões, que podem ser adquiridos directamente e com a comparticipação directa da feira que oferece ao visitante o valor da entrada para descontar nas suas compras.
Degustações, provas de produtos, showcooking, aulas e tertúlias gastronómicas, workshops culinários para os mais novos, confecção de receitas ao vivo são algumas das acções que marcarão o 100% PORTUGAL e os 3 dias do PORTUGAL AGRO e que serão apadrinhadas pelo Foodie Rodrigo Meneses, numa verdadeira viagem pelos sabores do nosso país.
Marrocos, País convidado de 2016.
Como nem sempre é preciso viajar para conhecer e provar iguarias de outros países, o Portugal Agro dá a oportunidade a todos os visitantes de conhecerem os produtos de Marrocos que é o país convidado de 2016.
Mais informações em:
http://portugalagro.fil.pt/