Encontrou vinhos únicos, diferentes e vibrantes, com uma excelente relação preço-qualidade, e ficou encantado com a "qualidade e diversidade de sabores e aromas" dos néctares portugueses, elogiando o seu “carácter e modernidade”.
Olly Smith considera que os vinhos portugueses têm muito potencial para conquistar os consumidores britânicos, que nesta altura estão ávidos de novos sabores em termos gastronómicos, com os quais os vinhos portugueses poderão harmonizar e evidenciar-se pela excelente relação qualidade/valor.
Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, «este tipo de iniciativas como a dos “50 melhores vinhos portugueses”, tem tido um elevado impacto, que se deve ao facto de se tratar de uma selecção efectuada por quem se encontra no mercado e compreende melhor o que os consumidores procuram. Se essa personalidade, para além de ser um especialista ou um enófilo, for uma personalidade de elevada notoriedade, como é o caso de Olly Smith, julgamos que o impacto será ainda maior. São os lideres de mercado, e não nós, quem seleciona e esse é um factor muito importante.»
“O Reino Unido continua a ser um dos alvos prioritários na promoção dos vinhos portugueses. É o que confirmam os dados do 3º trimestre de 2012, em que Portugal, juntamente com a Nova Zelândia foram os únicos exportadores a apresentarem acentuados sinais de crescimento, levando mesmo admitir que possamos, em 2013, ultrapassar a África do Sul no mercado britânico” afirma o mesmo responsável.
Press Release ViniPortugal
7 January 25
Press Release ViniPortugal
29 November 24
A ViniPortugal realizou Fórum Anual dos Vinhos de Portugal no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 28 de Novembro.
O Programa deste ano debateu a “Situação actual do sector”, abordou o “Plano Estratégico 2030”, a apresentação pelo IVV dos dados mais recentes das Exportações bem como a evolução do mercado nacional. Como habitualmente dermos a conhecer os Planos Sectoriais de Promoção Internacional para o ano de 2025, articulados entre a ViniPortugal e as Entidades Certificadoras.
10h30: Abertura (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
10h45: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (Maria João Real Dias, IVV)
As Exportações 2023 e 2024: dados mais recentes
O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes
11h15: “Plano Estratégico 2030” (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
11h45: Debate
12h00: “Situação actual do sector”
Moderação: ViniPortugal
Oradores: Jorge Monteiro (ACIBEV), Luis Mira (CAP), António Mendes (FENADEGAS), Francisco Toscano Rico (ANDOVI)
13h10: O Enoturismo(Lídia Monteiro, Turismo de Portugal)
13h30: Almoço
15h00: Campanha VITÆVINO (Ana Isabel Alves, ACIBEV)
15h15: Mesa Redonda Plano de Marketing e Promoção para 2025
Oradores: IVDP, CVRs e ViniPortugal
16h40: Debate
16h55:Entrega de prémios CNOIV
Prémio Distinção CNOIV 2024- ENOLOGIA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 1 VITICULTURA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 2 VITICULTURA
17h30: Encerramento do Fórum (Francisco T. Rico, Presidente da ANDOVI; João Moura, Sec. Estado da Agricultura)
Conforme em anos anteriores, o Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024 foi transmitido em canal aberto no Facebook da ViniPortugal e no YouTube Wines of Portugal.
Poderão assistir em:
YOUTUBE | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024
https://youtube.com/live/48ick-TiDW4?feature=share
FACEBOOK | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024