
O sector do vinho subiu as exportações pelo quarto ano consecutivo, tendo aumentado em 2,4% as exportações em 2013 face ao ano anterior, fechando o ano com receitas de 725 milhões de euros. Segundo os cálculos do Instituto da Vinha e do Vinho, compilados a partir das estatísticas de comércio internacional do INE, o preço médio progrediu 13,3%.
Apesar de o volume total exportado ter sido inferior a 2012, o aumento do preço médio “assinala uma maior predisposição dos mercados a pagar melhor pelos vinhos portugueses”, pode ler-se no comunicado de imprensa do IVV. O preço médio por litro situou-se nos 2,37 euros o que representou um aumento de 13,3% em relação ao verificado em 2012.
O espaço comunitário permanece o principal importador de vinhos portugueses, com 54% do total. Apesar de uma diminuição no total da quantidade importada, Angola foi o principal mercado para a exportação vinícola, com 21% do total.
O presidente do IVV frisou que estes resultados comparam com os resultados obtidos no ano de 2012, que “já tinha sido de forte aumento do volume e valor exportado, o que colocou a fasquia de comparação mais alta”. Frederico Falcão acrescentou que “os resultados obtidos são o reflexo do empenho e profissionalismo que [os produtores] colocam na produção e na abordagem aos mercados, tornando o sector cada vez mais competitivo e gerador de valor”.
Fonte: Jornal de Negócios Online