A segunda edição do concurso Internacional Alvarinhos ao Mundo já tem medalhados. Dois vinhos, um de origem portuguesa, Quinta do Regueiro 2012, e um espanhol,Granbazán D. Álvaro de Bazán de 2010, subiram ao topo do pódio como Grandes Alvarinhos de Ouro 2013.
No passado dia 14 de Novembro, a cidade alemã de Dusseldorf, cosmopolita capital da Renânia do Norte -Vestefália, tornou-se a capital mundial da casta Alvarinho pela mão da União Espanhola de Provadores. Um total de onze dos mais importantes líderes de opinião alemães, tais como David Schwarzwälder, Klaus Herrmann ou Peer Holm, juntamente com o conhecido jornalista português João Paulo Martins, reuniram-se para rigorosamente avaliar, numa degustação cega, as 86 referências de Alvarinhos participantes no concurso Alvarinhos ao Mundo de 2013.
2 Grandes Alvarinhos de Ouro, 18 Alvarinhos de Ouro e 9 Alvarinhos de Prata e mais 21 vinhos Commended (aqueles vinhos que pela regulamentação ficam fora dos premiados por apenas se poder atribuir medalhas a um máximo de 30% dos vinhos) compõem o palmarés desta iniciativa ibérica itinerante com a qual a União Espanhola de Provadores tem vindo a apoiar, nos principais mercados internacionais, a promoção de vinhos e aguardentes com a casta Alvarinho ou Albariño como pilar essencial.
Um resultado em que o protagonismo é partilhado pelas 2 regiões nativas desta variedade, a Galiza, em Espanha, representada pela DO Rias Baixas e pela região demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal, tendo cada uma das regiões recebido, respectivamente, dezoito e onze medalhas. Quando a estes números se adiciona o facto de que mais de 85 % dos vinhos participantes foi classificado acima de 80 pontos,verifica-se que o concurso Alvarinhos ao Mundo 2013 apresenta um saldo positivo que consolida a excelente saúde de que goza este projecto sem precedentes.
Mais informações e lista de vinhos premiados em www.albarinosalmundo.com.com ou através do e-mail info@uec.es
Press Release ViniPortugal
A ViniPortugal realizou Fórum Anual dos Vinhos de Portugal no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 28 de Novembro.
O Programa deste ano debateu a “Situação actual do sector”, abordou o “Plano Estratégico 2030”, a apresentação pelo IVV dos dados mais recentes das Exportações bem como a evolução do mercado nacional. Como habitualmente dermos a conhecer os Planos Sectoriais de Promoção Internacional para o ano de 2025, articulados entre a ViniPortugal e as Entidades Certificadoras.
10h30: Abertura (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
10h45: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (Maria João Real Dias, IVV)
As Exportações 2023 e 2024: dados mais recentes
O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes
11h15: “Plano Estratégico 2030” (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
11h45: Debate
12h00: “Situação actual do sector”
Moderação: ViniPortugal
Oradores: Jorge Monteiro (ACIBEV), Luis Mira (CAP), António Mendes (FENADEGAS), Francisco Toscano Rico (ANDOVI)
13h10: O Enoturismo(Lídia Monteiro, Turismo de Portugal)
13h30: Almoço
15h00: Campanha VITÆVINO (Ana Isabel Alves, ACIBEV)
15h15: Mesa Redonda Plano de Marketing e Promoção para 2025
Oradores: IVDP, CVRs e ViniPortugal
16h40: Debate
16h55:Entrega de prémios CNOIV
Prémio Distinção CNOIV 2024- ENOLOGIA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 1 VITICULTURA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 2 VITICULTURA
17h30: Encerramento do Fórum (Francisco T. Rico, Presidente da ANDOVI; João Moura, Sec. Estado da Agricultura)
Conforme em anos anteriores, o Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024 foi transmitido em canal aberto no Facebook da ViniPortugal e no YouTube Wines of Portugal.
Poderão assistir em:
YOUTUBE | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024
https://youtube.com/live/48ick-TiDW4?feature=share
FACEBOOK | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024