Nos anos mais recentes o interesse na viticultura biodinâmica tem crescido rapidamente. Devido aos bons relatórios e experiências partilhadas sobre os benefícios das práticas biodinâmicas na estruturação dos solos, crescimento vegetativo e qualidade dos vinhos, muitos produtores têm convertido à Biodinâmica ou estão em processo de conversão.
As alterações climáticas têm causado estragos nas vinhas obrigando a correções que, por vezes, alteram as características da uva e do vinho. No entanto, as previsões meteorológicas dizem-nos que estes fenómenos (variações extremas no clima) tendem a aumentar de intensidade e a serem mais frequentes.
Como podemos nós então, viticultores, nos preparar para esse embate?
Como pode a Biodinâmica ajudar na proteção e reforço da vinha nestas condições?
Para abordar estas questões, a ABIOP organiza um encontro internacional de viticultores biodinâmicos sobre este tema, no dia 17 de Novembro, Sábado, em Amarante. O encontro realizar-se-á com a participação de viticultores biodinâmicos nacionais e estrangeiros os quais partilharão as suas experiências com a Biodinâmica em relação às questões postas anteriormente e outras relevantes.
DATA: 17 de Novembro 2018
LOCAL: AMARANTE
CUSTOS: € 60/pessoa
INSCRIÇÕES: Até 4 de Novembro para biodinamicaportugal@gmail.com
PROGRAMA:
9:00 – Abertura e apresentação do programa
9:10 – Introdução: Historial e desenvolvimento da Viticultura Biodinâmica em Portugal
9:45 – Apresentações Individuais de Produtores
13:00 – ALMOÇO
15:00 – Debate: A Biodinâmica e as Alterações climáticas – desafios para o futuro
16:30 – PROVA de VINHOS
19:00 - FECHO