São 47 os produtores portugueses que se apresentam ao mercado norueguês no próximo dia 28 de Outubro, no Museu Astrup Fearnley, em Oslo. Organizada pela ViniPortugal, a Prova Anual de Vinhos Portugueses visa conquistar o interesse dos sectores chave deste mercado pelos vinhos portugueses, designadamente monopólio do Estado, trade, comunicação social e clubes de vinhos.
Reforçar a projecção dos vinhos nacionais no mercado do Norte da Europa é um dos objectivos da ViniPortugal. A Noruega está inserida no mercado nórdico, condicionado pelo monopólio do Estado no retalho, que impõe alguns limites à promoção e venda de bebidas alcoólicas.
“O aumento de 12,5% em valor no primeiro trimestre de 2013 é mais um forte incentivo ao trabalho de promoção que temos vindo a efectuar neste mercado, muito assente numa maior aproximação ao sector da restauração e nos programas de educação e comunicação. Esta Prova a 28 de Outubro, pelo local, pelo momento e pelo número de empresas portuguesas presentes é o grande acontecimento anual da marca Wines of Portugal na Noruega, explica Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.