15 anos após a sua última participação numa competição internacional (terminou em terceiro lugar no Concurso da A.S.I. de Melhor Sommelier do Mundo, em Montreal, em 2000), o japonês Hiroshi Ishida conseguiu um regresso vitorioso.
Assim, quase sete meses após a coroação da argentina Paz Levinson na competição da A.S.I. para Melhor Sommelier das Américas disputado no Chile, é agora a zona Ásia-Oceânia que fica a conhecer o vencedor da sua terceira competição "continental".
Aos 46 anos, Hiroshi Ishida, consultor sommelier, venceu uma final marcada pelo talento e espontaneidade dos dois outros finalistas: Ho Pong Wallace Lo (China) e Banjo- Harris Plane (Austrália). Mas a experiência do vencedor foi um factor decisivo, assim como a obrigação de ter sucesso que o próprio se tinha imposto. "Quando se termina em terceiro lugar numa competição mundial, não podemos deixar de vencer uma competição continental. Eu tinha a obrigação de vencer e de, assim, permitir a um segundo candidato japonês estar presente na Argentina, em Abril de 2016, para o próximo Concurso da A.S.I. de Melhor Sommelier do Mundo."
Agora, seguindo as regras do concurso da A.S.I., sabemos que o Japão com Hiroshi Ishida, a Suécia com Arvid Rosengren como Melhor Sommelier da Europa de 2013 e a Argentina com Paz Levinson, como Melhor Sommelier das Américas 2015, irão todos receber uma oportunidade adicional de ganhar o título mundial em 2016.
Em Hong Kong, durante os dois dias da competição, os dezoito candidatos representando dez países confirmaram a importância dos progressos realizados desde a edição de 2012 desta competição que foi então vencida pelo franco - australiano, Franck Moreau. Não só o seu nível de prática está alinhado com as melhores bases, mas os seus conhecimentos confirmam o trabalho de formação e empenho pessoal necessários para entrar na competição nas melhores condições.
A Comissão do Concurso de Sommeliers, liderada por Gerard Basset, Melhor Sommelier do Mundo de 2010, e composta de Melhores Sommeliers do Mundo, incluindo Serge Dubs (1989), Shinya Tasaki (1995) e Andreas Larsson (2007) que preparou todas as provas do concurso, sentiu esta realidade desde os quartos-de-final. A qualidade e a homogeneidade do nível também levaram a reter nove candidatos por causa de um empate para o oitavo lugar. Note-se que para esta prova, um Comitê Técnico especial reuniu os membros das CCS, e Andrés Rosberg, presidente da APAS e vice-presidente da A.S.I. para as Américas.
Os outros semi - finalistas eram : Yang Lu (China), Jung Hoon Lee (Coreia do Sul), Akihiko Nosaka (Japão), Yew Kong Han (Malásia), Michael Bancks (Nova Zelândia), Alvin Gho Weijie (Singapura).
O concurso A.S.I. de Melhor Sommelier da Ásia-Oceânia em 2015 foi organizado logisticamente pela Associação de Sommeliers de Hong Kong presidida por Nelson Chow, também vice-presidente da A.S.I. para a Ásia-Oceânia, com o apoio de parceiros internacionais da A.S.I. e patrocinadores locais da HKSA.
Um grande obrigado a Moët & Chandon Chef & Sommelier, Nespresso, Vinexpo, Sommeliers Internacional, Vinhos da Áustria, Sanpellegrino & Acqua Panna, Suntory, Vinhos da Alsácia e ViniPortugal.
O próximo concurso de A.S.I. terá lugar em Mendoza, Argentina, de 15 a 19 de Abril de 2016 atraindo perto de sessenta candidatos de todo o mundo.
Fonte: A.S.I.
Foto de Jean Bernard
Press Release ViniPortugal
7 January 25
Press Release ViniPortugal
29 November 24
A ViniPortugal realizou Fórum Anual dos Vinhos de Portugal no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 28 de Novembro.
O Programa deste ano debateu a “Situação actual do sector”, abordou o “Plano Estratégico 2030”, a apresentação pelo IVV dos dados mais recentes das Exportações bem como a evolução do mercado nacional. Como habitualmente dermos a conhecer os Planos Sectoriais de Promoção Internacional para o ano de 2025, articulados entre a ViniPortugal e as Entidades Certificadoras.
10h30: Abertura (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
10h45: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (Maria João Real Dias, IVV)
As Exportações 2023 e 2024: dados mais recentes
O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes
11h15: “Plano Estratégico 2030” (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
11h45: Debate
12h00: “Situação actual do sector”
Moderação: ViniPortugal
Oradores: Jorge Monteiro (ACIBEV), Luis Mira (CAP), António Mendes (FENADEGAS), Francisco Toscano Rico (ANDOVI)
13h10: O Enoturismo(Lídia Monteiro, Turismo de Portugal)
13h30: Almoço
15h00: Campanha VITÆVINO (Ana Isabel Alves, ACIBEV)
15h15: Mesa Redonda Plano de Marketing e Promoção para 2025
Oradores: IVDP, CVRs e ViniPortugal
16h40: Debate
16h55:Entrega de prémios CNOIV
Prémio Distinção CNOIV 2024- ENOLOGIA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 1 VITICULTURA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 2 VITICULTURA
17h30: Encerramento do Fórum (Francisco T. Rico, Presidente da ANDOVI; João Moura, Sec. Estado da Agricultura)
Conforme em anos anteriores, o Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024 foi transmitido em canal aberto no Facebook da ViniPortugal e no YouTube Wines of Portugal.
Poderão assistir em:
YOUTUBE | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024
https://youtube.com/live/48ick-TiDW4?feature=share
FACEBOOK | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024