O plano de promoção conjunta dos Vinhos de Portugal – da ViniPortugal e das entidades certificadoras – está a ser divulgado hoje no Fórum Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, na Curia. Japão e Singapura são os dois novos mercados que passam a integrar o Plano de Promoção da ViniPortugal, concentrada até aqui em 10 mercados estratégicos. Por apresentarem diversas oportunidades para os vinhos portugueses concentrarão um investimento de cerca de 200 mil euros, num plano de formação e educação de profissionais, jornalistas especializados e canal Horeca.
No painel da manhã do Fórum foram ainda expostas as oportunidades concorrenciais para os vinhos portugueses em mercados não tradicionais, como Marrocos, Colômbia, Rússia, entre outros.
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal salienta que “A ViniPortugal gostaria de sensibilizar os produtores de vinho nacional para as múltiplas oportunidades que existem em mercados que não estão a ser trabalhados. Portugal têm-se especializado num relativo número de mercados mas existem outros mercados em África, onde existe procura e consumo de vinhos com qualidade ou na Ásia, onde há mercados com potencial interessante que deve ser trabalhado. Destaca-se o exemplo do Japão com mais de 16.000 escanções, especialistas que têm conhecimento sobre o vinho e conhecem a história de Portugal, mas onde o vinho português está ainda sub-representado.”
«Existem mercados que podem ser abordados directamente pelos produtores, num trabalho minucioso e continuado. É o caso de Marrocos, pela proximidade e afinidade que tem com Portugal. Não tem a dimensão dos 10 mercados estratégicos mas importa 18 milhões de euros e Portugal pode tentar conquistar uma boa posição. A promoção continuará estratificada em “Marca País”, “Região” e “Marca Privada”, devendo permanecer a promoção Vinhos de Portugal concentrada nos 10 mercados estratégicos das exportações dos Vinhos de Portugal e nos dois novos mercados, mais distantes e por isso menos fáceis de trabalhar.» acrescenta o mesmo responsável.
Press Release ViniPortugal
A ViniPortugal realizou Fórum Anual dos Vinhos de Portugal no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 28 de Novembro.
O Programa deste ano debateu a “Situação actual do sector”, abordou o “Plano Estratégico 2030”, a apresentação pelo IVV dos dados mais recentes das Exportações bem como a evolução do mercado nacional. Como habitualmente dermos a conhecer os Planos Sectoriais de Promoção Internacional para o ano de 2025, articulados entre a ViniPortugal e as Entidades Certificadoras.
10h30: Abertura (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
10h45: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (Maria João Real Dias, IVV)
As Exportações 2023 e 2024: dados mais recentes
O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes
11h15: “Plano Estratégico 2030” (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
11h45: Debate
12h00: “Situação actual do sector”
Moderação: ViniPortugal
Oradores: Jorge Monteiro (ACIBEV), Luis Mira (CAP), António Mendes (FENADEGAS), Francisco Toscano Rico (ANDOVI)
13h10: O Enoturismo(Lídia Monteiro, Turismo de Portugal)
13h30: Almoço
15h00: Campanha VITÆVINO (Ana Isabel Alves, ACIBEV)
15h15: Mesa Redonda Plano de Marketing e Promoção para 2025
Oradores: IVDP, CVRs e ViniPortugal
16h40: Debate
16h55:Entrega de prémios CNOIV
Prémio Distinção CNOIV 2024- ENOLOGIA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 1 VITICULTURA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 2 VITICULTURA
17h30: Encerramento do Fórum (Francisco T. Rico, Presidente da ANDOVI; João Moura, Sec. Estado da Agricultura)
Conforme em anos anteriores, o Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024 foi transmitido em canal aberto no Facebook da ViniPortugal e no YouTube Wines of Portugal.
Poderão assistir em:
YOUTUBE | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024
https://youtube.com/live/48ick-TiDW4?feature=share
FACEBOOK | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024