Frederico Falcão é o novo presidente da Direcção da ViniPortugal, associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. O novo líder sucede a Jorge Monteiro na presidência executiva da associação.
Os novos órgãos sociais para o triénio 2020/2023 foram eleitos na Assembleia Geral que teve lugar esta quarta-feira, 27 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A Direcção liderada por Frederico Falcão integra ainda Jorge Basto Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da Fenadegas – Federação Nacional das Adegas Cooperativas, em representação da Produção, e João Gomes da Silva, administrador de marketing e vendas da Sogrape, em representação do Comércio.
Natural da Chamusca, Frederico Falcão é licenciado em Agronomia pela Universidade de Évora, com pós-graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto. Desenvolveu a sua carreira como enólogo em vários produtores de vinho - Esporão, Companhia das Lezírias, Pegos Claros e Fundação Abreu Callado. Entre 2012 e 2018 foi presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, tendo sido o mais jovem presidente deste instituto. Entre 2018 e 2019 foi CEO da Bacalhôa. "É com muita satisfação que assumo a liderança da ViniPortugal. É uma associação que conheço bem, que tem vindo a desenvolver um trabalho muito meritório na promoção dos Vinhos de Portugal a nível global e é nesse caminho que pretendo prosseguir nos próximos anos, colocando ainda mais energia para tentar ajudar o sector a crescer de uma forma mais rápida", afirma Frederico Falcão.
O novo Presidente da ViniPortugal aponta três prioridades para o mandato que acaba de iniciar: criar um observatório de mercados internacionais; reforçar a aposta na formação dos agentes económicos e promover mais acções para valorizar os Vinhos Portugueses no mercado internacional, procurando aumentar o preço médio por garrafa. Responder aos desafios colocados aos vinhos portugueses pela pandemia da Covid-19 é outra das prioridades.
Press Release ViniPortugal
A ViniPortugal realizou Fórum Anual dos Vinhos de Portugal no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 28 de Novembro.
O Programa deste ano debateu a “Situação actual do sector”, abordou o “Plano Estratégico 2030”, a apresentação pelo IVV dos dados mais recentes das Exportações bem como a evolução do mercado nacional. Como habitualmente dermos a conhecer os Planos Sectoriais de Promoção Internacional para o ano de 2025, articulados entre a ViniPortugal e as Entidades Certificadoras.
10h30: Abertura (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
10h45: Os Mercados dos Vinhos de Portugal (Maria João Real Dias, IVV)
As Exportações 2023 e 2024: dados mais recentes
O Mercado Nacional: evolução, expectativas e condicionantes
11h15: “Plano Estratégico 2030” (Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal)
11h45: Debate
12h00: “Situação actual do sector”
Moderação: ViniPortugal
Oradores: Jorge Monteiro (ACIBEV), Luis Mira (CAP), António Mendes (FENADEGAS), Francisco Toscano Rico (ANDOVI)
13h10: O Enoturismo(Lídia Monteiro, Turismo de Portugal)
13h30: Almoço
15h00: Campanha VITÆVINO (Ana Isabel Alves, ACIBEV)
15h15: Mesa Redonda Plano de Marketing e Promoção para 2025
Oradores: IVDP, CVRs e ViniPortugal
16h40: Debate
16h55:Entrega de prémios CNOIV
Prémio Distinção CNOIV 2024- ENOLOGIA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 1 VITICULTURA
Prémio Distinção CNOIV 2024- 2 VITICULTURA
17h30: Encerramento do Fórum (Francisco T. Rico, Presidente da ANDOVI; João Moura, Sec. Estado da Agricultura)
Conforme em anos anteriores, o Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024 foi transmitido em canal aberto no Facebook da ViniPortugal e no YouTube Wines of Portugal.
Poderão assistir em:
YOUTUBE | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024
https://youtube.com/live/48ick-TiDW4?feature=share
FACEBOOK | Fórum Anual Vinhos de Portugal 2024