
Embora seja do conhecimento comum que a adubação Azotada promove a melhoria da produtividade, também é verdade que níveis elevados deste elemento nas águas subterrâneas são ameaça para a saúde humana e equilíbrio ambiental. Resulta esta realidade da pressão sobre um recurso cada vez mais frágil e escasso como a água.
Nestas condições, a utilização adequada desta técnica mereceu a atenção Europeia e naturalmente a definição de orientações de procedimento para os Estados Membros (Directiva Nitratos).
Considerando que os princípios ambientais e produtivos devem ser assumidos por todos e por cada um dos cidadãos, evidenciamos o papel estratégico dos Órgãos Autárquicos, em particular as Juntas de Freguesia: pela importância de divulgação de informação de interesse público, em particular nesta matéria, do Programa de Acção para as Zonas Vulneráveis em Nitratos – Tejo.
A informação necessária a divulgar aos agricultores está expressa no Website da DRAPLVT: http://www.draplvt.mamaot.pt/Ordenamento/Ambiente/Zona-Vulneravel-Nitratos/Pages/Zona-Vulneravel-a-Nitratos.aspx, mas adicionalmente podem ser prestados esclarecimentos, com a abrangência e eficácia do apoio das Juntas de Freguesia. Neste propósito anexamos Edital específico, cuja divulgação solicitamos, como primeira iniciativa na Freguesia.
Assim, considerando o reconhecimento da importância deste assunto, pretendemos desenvolver iniciativas localizadas de proximidade para formação/esclarecimento, garantindo a mais eficaz divulgação.
Contactos preferenciais da DRAPLVT: Helena.Jorge@draplvt.mamaot.pt; Vasco.Costa@draplvt.mamaot.pt