Álvaro de Castro

Por Rui Falcão*

lvaro_Castro.jpeg

Álvaro de Castro tem seu lugar de referência no mundo do vinho, muito mais na região do Dão em Portugal onde se destaca, produzindo vinhos de personalidade. A família Castro tem um legado de contribuição ao vinho português que remonta o século XVI, e mesmo com toda essa bagagem de sustentação histórica que lhes conferem respeitabilidade e reconhecimento, com histórias lendárias e surpreendentes de vinhos e vida, humildade e simplicidade são os traços que se destacam em Álvaro e todos na vinícola.

Álvaro de Castro se dá ao direito, devido a todo esse legado temporal, de seguir suas próprias convicções na produção de seus vinhos, nem sempre convencionais e longe de seguir tendências, segue muitas vezes seu instinto e compreensão individual de mundo.

Seus vinhos produzidos unicamente com castas locais, mesmo as vezes usando de metodologias artesanais, sempre vêm a ser alguns dos melhores vinhos produzidos a partir do Dão.

Exemplo disso encontramos no seu Ex-Libris Carrocel, um tinto que segue de lagar em lagar (tanques de fermentação abertos ao tempo), em seu processo de fermentação que obedece um conceito todo particular da Vinícola.

No comando dessa "visual artesanalidade", encontramos no comando um homem determinado e coerente, sendo um grande embaixador da região e uma personalidade no mundo do Vinho Português.

 

 


* Rui Falcão é um renomado vinho Português jornalista, escritor e educador vinho. Ele também é um juiz em vários concursos internacionais de vinhos.