Luis Pato

Por Rui Falcão*

Luis_Pato.jpeg

Depois de degustarmos por mais de 20 anos os vinhos produzidos por Luis Pato, temos a certeza de que em toda nova vindima, ele apresentará alguns dos melhores vinhos de Portugal. Excepcionais surpresas também podem ser esperadas nas constantes apresentações de vinhos não convencionais que ele produz, e que constantemente nos deparamos em seu portfólio, ao lado daquelas tradicionalmente qualificadas.

Luis Pato está constantemente inovando e procurando assumir novos desafios nos processos de produção de seus vinhos. Ele é conhecido em toda parte como "Senhor Baga", pois elegeu essa conhecida e característica casta nativa portuguesa, como base de produção de seus vinhos, e é hoje com certeza, uma das personalidades mais conhecidas em Portugal e no mundo do vinho.

Ele desenvolve essa casta típica, emblemática e de difícil trato (tanto na viticultura como na vinificação), em diferentes tipos de solos e em videiras de diferentes idades, inclusive desafiando a philoxera (praga que dizimou todas as antigas videiras do velho mundo no séc. XIX), com plantio de videiras jovens sem enxerto americano (que era imune as pragas), diretamente no solo, numa vinha denominada Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco. 

 

 

 


* Rui Falcão é um renomeado vinho Português jornalista, escritor e educador vinho. Ele também é um juiz em vários concursos internacionais de vinhos.