José Maria da Fonseca

Por Rui Falcão*

Jos_Maria.jpeg

Mais do que o nome da casa , o nome do fundador, ou o nome dos dois irmãos, sendo estes representantes da quinta geração a frente dos negócios; José Maria da Fonseca é a casa do famoso Periquita - o mais antigo vinho engarrafado em Portugal e o terceiro mais vendido no Brasil, com uma história de 160 anos.

A associação entre os dois nomes é tão comum que às vezes é fácil confundi-los. Na verdade, o nome Periquita é tão conhecido que já foi convertido formalmente em nome da variedade de uva da qual é produzido.

A uva que dá vida ao Periquita é historicamente chamada de Castelão, que foi trazida para a Península de Setúbal pelo fundador da casa - José Maria da Fonseca. As plantas foram cultivadas em uma propriedade chamada Cova da Periquita, que originou o nome do vinho.

Apesar do patrimônio histórico, José Maria da Fonseca é uma empresa moderna, aceitando sempre novos desafios. Ela tem uma das maiores coleções de "Denominação Geográfica" do mundo, com muitas centenas de castas nativas e internacionais. Como prova disso, José Maria da Fonseca sempre surpreende o mercado com seus vinhos brancos e tintos, produzidos com a assemblagem de várias castas próprias e características.

 

 

 

 


* Rui Falcão é um renomado vinho Português jornalista, escritor e educador vinho. Ele também é um juiz em vários concursos internacionais de vinhos.