Fundação Eugénio de Almeida

Fundao_Eugnio_de_Almeida.jpeg

Por Rui Falcão*

O Vinho Pêra Manca, da Fundação Eugénio de Almeida, já seria suficiente para emparelha-la com as mais importantes casas produtoras de vinho de qualidade em Portugal. No entanto, não é apenas por este ícone nacional que a mesma é reconhecida como vinícola de excelência - pois na verdade é uma fundação benemérita de interesse e apoio social - mas também pelo não menos especial Cartuxa.

Este vinho foi assim batizado em homenagem ao mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, mais conhecido como Mosteiro da Cartuxa, propriedade da fundação, onde dez monges da ordem Cartuxa ainda vivem na solidão, contemplação e meditação, e ainda um número variável de aspirantes a esse estilo de vida. É sob o patrocínio desse estabelecimento fincado na cidade de Évora no Alentejo que esses vinhos são produzidos, seguindo um patrimônio de tradição que transcende o tempo e a história.

 

 

 

 

 

 

 


* Rui Falcão é um renomado vinho Português jornalista, escritor e educador vinho. Ele também é um juiz em vários concursos internacionais de vinhos.