Domingos Alves de Sousa

Por Rui Falcão*

Alves_de_Sousa.jpeg

Domingos Alves de Sousa foi um dos pioneiros da produção de vinhos no Douro, e um dos primeiros a se estabelecer na região, após deixar o conforto urbano da cidade do Porto onde vivia. Domingos Alves de Sousa é um dos responsáveis na ascensão e no reconhecimento da qualidade dos vinhos ali produzidos , principalmente pelo aclamado Quinta da Gaivosa. Em uma propriedade historicamente dedicada ao vinho do Porto - brancos e tintos - iniciou a produção de vinhos com perfis suaves, elegantes, equilibrados, tornando-se um representante do caráter dos Vinhos do Vale do Douro.

Uma simples caminhada pelas vinhas Gaivosa é suficiente para explicar a complexidade e delicadeza dos seus vinhos - variações de altitudes, diferentes solos e paisagens, diversidade de castas e micro climas, vinhas tradicionais misturadas com as já reestruturadas, níveis e vinhas verticais, cepas novas e abundância de velhas, mantidas com extremo cuidado.

Visitar a Quinta da Gaivosa, com seus atuais 125 hectares, impressiona pela personalidade e carisma histórica, sendo a expressão de um legítimo terroir da região.


* Rui Falcão é um renomado vinho Português jornalista, escritor e educador vinho. Ele também é um juiz em vários concursos internacionais de vinhos.

 

 

 

 


* Rui Falcão is a renowned Portuguese wine journalist, author and wine educator.  He is also a judge at several international wine competitions.