Casa Ferreirinha

Por Rui Falcão *

Casa_Ferreirinha.jpeg

Casa Ferreirinha é a casa do icônico Barca Velha - um dos maiores nomes de vinho de Portugal , bem como um dos mais raros do Douro. Barca Velha tem uma história rica e marcante , que começou em 1952. Até hoje , apenas 17 edições foram lançadas - mantendo e respeitando os elevados padrões definidos para a produção em cada colheita.

Muitas são as histórias contadas em torno do Barca Velha - começando com o transporte de cubos de gelo para resfriar as cubas de madeira nos porões da vinícola na região do Douro Superior . Esses cubos de gelo seriam envoltos em palha e transportado nas costas de burros, numa época onde a eletricidade ali não chegava e as estradas eram extremamente ruins, ou mesmo inexistente.

Devido sua qualidade incomparável e limitadas edições, Barca Velha é muito valorizado em questões de preços e é objeto de disputas de muitos colecionadores por todo o mundo.

Casa Ferreirinha tem ainda um outro vinho - Reserva Especial Ferreirinha - comercializado e distribuído nos anos em que os padrões exigidos para Barca Velha não são atingidos, e que curiosamente, tem menos edições que Barca Velha.

De propriedade da Sogrape - maior produtor de vinho em Portugal - Casa Ferreirinha é sem sombra de dúvida, o nome com o maior peso histórico no Douro, bem como uma das mais dinâmicas produtora de vinhos no país.

 

 


* Rui Falcão é um renomado vinho Português jornalista, escritor e educador vinho. Ele também é um juiz em vários concursos internacionais de vinhos.