Bairrada

Bairrada.jpg

Bairrada

Região plana que se estende numa faixa litoral a oeste, tem grande influência marítima, com chuvas abundantes e as temperaturas são médias e suaves o ano todo.

Os solos da Bairrada dividem-se entre os terrenos argilo-calcários e faixas arenosas, consagrando estilos diversos, caracterizado por cada elemento. As propriedades encontram-se divididas em pequenos lotes.

A Bairrada foi uma das primeiras regiões portuguesas a explorar os vinhos espumantes, estilo que continua a ser o preferido da região. O clima fresco e úmido favorece a sua elaboração, proporcionando uvas de acidez elevada e baixa graduação alcoólica.


Baga

Na região convivem duas filosofias distintas: aquelas para os vinhos ditos clássicos, produzidos majoritariamente pela casta Baga, que contrastam com os novos vinhos da região que têm como base várias outras de origem nacional e internacional, que incluem Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Syrah.

A casta branca de origem predominante é a Fernão Pires (denominada ali por Maria Gomes), logo seguida de Arinto, Bical, Cercial e Rabo de Ovelha. Entre os tintos domina a Baga, acompanhada pelas castas Alfrocheiro, Tinta Pinheira e Touriga Nacional.


Principais uvas brancas:

  • Arinto, Bical, Cercial, Sercialinho, Chardonnay, Fernão Pires (Maria Gomes) e Sauvignon Blanc

Principais uvas vermelhas:

  • Baga, Touriga Nacional, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon